top of page
Siga Espaço Democrático
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black

Visita ao CPDM de Aracruz

Primeiras impressões

​

No último dia 7, realizou-se a reunião mensal do Conselho do Plano Diretor Municipal de Aracruz - CPDM, reunião está que ocorre toda primeira quarta-feira de cada mês, as duas h

oras da tarde na Secretaria de Planejamento do Município.​

Aqui irei narrar como foi está visita.

​

Primeiramente, cheguei, ao local da reunião e foi me dada a pauta do dia. Pauta está que os conselheiros já haviam recebido por e-mail. Ou seja, já estavam meio que cientes de como seria o desenrolar da reunião.

A pauta continha seis tópicos, ou processos, a serem discutidos no conselho.

Pude observar que cada tópico tem um conselheiro responsável em apresenta-lo. Onde o conselheiro apresenta o processo, e levanta questionamentos, baseados em seus estudos e conclusões.

​

Levantados os questionamentos e as possíveis soluções. É aberta votação, onde os conselheiros entram em acordo, ou não sobre as propostas abordadas pelo conselheiro responsável pelo processo.

​

Em relação ao que pude observar, está foi minha primeira visita, então é uma observação preliminar, as coisas ocorrem de modo muito corrido no conselho, os conselheiros possuem um tempo curto, estou sendo otimista, para tomar decisões em relação aos processos. a votação também ocorre muito ao acaso, o presidente pergunta se alguém se opõe ao que o conselheiro responsável pelo processo propôs, e se a minoria levantar a mão é aprovado o processo. Observei uma certa reserva, um ponto de interrogação em alguns momentos, em alguns conselheiros, mas no final todos acabam por aceitar as soluções propostas.






"Na minha opinião, de ainda leiga no assunto, creio que os conselheiros deveriam receber não apenas a pauta da reunião, mas também os processos que serão debatidos na reunião".

​




Na minha opinião, de leiga no assunto, creio que os conselheiro deveriam receber não apenas a pauta da reunião, mas também os processos que serão debatidos na reunião. O conselheiro responsável, poderia enviar a seus colegas, sua apresentação, assim como suas observações, de modo que se possa ter uma reunião aonde todos os membros estejam mais cientes do assunto abordado, e o conselheiro responsável pelo processo, apenas tire dúvidas dos demais. Com isso a reunião teria mais agilidade e sobraria mais tempo para debates e votações com maiores certezas de estar fazendo a coisa certa.





​

Leitura Recomendada

Espaço Democrático

Conspar

BBC

Cidades.gov

Capacidades.gov

Nenhum tag.
Procurar por Tags
Por Trás do Blog
bottom of page